A Sacroileite é um processo inflamatório das articulações sacroilíacas, as quais ligam a região inferior da coluna com a pelvis. O indivíduo pode sentir dor e rigidez que vai da região lombar da coluna até às coxas e pernas. Os sintomas normalmente se agravam com as caminhadas devido à distensão da articulação em questão. Assim, se dá uma diminuição da amplitude do movimento.
Existem várias possibilidades que podem conduzir à sacroileite. Os traumas, pós operatorio de artrodese de coluna, doenças reumáticas e os processos infecciosos são exemplos típicos.
O diagnóstico geralmente é delicado por ter semelhanças com diagnósticos como de lombalgia, dores ciáticas, hérnias, rupturas musculares, artrose facetária e artrites da coluna.
A Sacroileíte pode ter indicação cirúrgica - artrodese - ou ser tratada com medicações e procedimentos como a radiofrequência e bloqueio sacroilíaco. Ainda como parte do tratamento, é indicado a fisioterapia para aliviar e controlar as dores.
O PILATES tem integrado ativamente as equipes multidisciplinares a fim de tratar a patologia, já que trata-se de um método fantástico na recuperação, dentre outras patologias, das relacionadas à coluna. Vários praticantes de pilates apresentaram uma boa resposta à diminuição das dores e dos espasmos musculares, evidenciaram um excelente fortalecimento/equilíbrio muscular e condicionamento postural. Além de assimilar e se consientizar sobre como otimizar a qualidade de vida no dia-a-dia, na realidade de cada um. Como estes são fundamentais para prevenir novas crises e lesões, os sintomas dos alunos tem sido estabilizados, muitas vezes evitando um tratamento cirurgico.
É importante frisar que os profissionais capacitados e qualificados são de extrema importância para chegar ao êxito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário