OLA...SEJAM BEM VINDOS !!!

BLOG DESTINADO AOS AMANTES DO MÉTODO PILATES

Atualize-se com nossas novidades, dicas e curiosidades do Método que veio para ficar!
Pratique Pilates!


Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Pilates e os Benefícios para a Terceira Idade

Além do bem-estar que o método Pilates proporciona às pessoas de todas as idades, estudos mostram que acima de 60 anos essa prática pode ser uma importante aliada para aliviar dores, aumentar a percepção dos movimentos, proporcionar maior equilíbrio, fortalecer os músculos, desenvolver a flexibilidade, aliviar o estresse e elevar a auto-estima.Por ser um programa completo de condicionamento físico e mental, o Método está totalmente enquadrado no contexto.
Com um estilo de vida pouco ativo, a imobilização e as doenças neuromusculares diminuem o tamanho e a quantidade do colágeno. A prática desses exercícios estimulam a renovação desta substância e melhoram o equilíbrio da composição química dos fluidos e tecidos do organismo.
O método é também um forte aliado ao combate à osteoporose, doença que causa dor nas costas, fragilidade do esqueleto e maior suscetibilidade às fraturas. Assim, o trabalho com exercícios de fortalecimento dos músculos envolvidos com essas estruturas retarda os níveis da doença, melhorando a força muscular, o condicionamento físico e a coordenação. Sem falar que os praticantes de Pilates também fortalecem o assoalho pélvico, que consiste de músculos utilizados para controlar o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo.
Temos aí duas linhas de aplicação, o Pilates voltado para finalidade estética e o outro direcionado à reabilitação, atuando como artifício no tratamento de patologias ósseas e musculares. Os dois trabalhos se diferem entre si devido ao objetivo a que se propõem, mas podem perfeitamente ser integrados dentro de uma só aula, dependendo do objetivo específico de cada aluno.
Além dos maiores benefícios pelos quais o Pilates já é conhecido, existem algumas vantagens que a técnica pode levar sobre outras.
Os pontos que mais precisam ser trabalhados com esses pacientes são o equilíbrio, a perda de massa muscular e óssea (não esquecendo o fator número um à ser eliminado: a dor), assim os exercícios são traçados para suprir essas deficiências.
É neste momento que ocorre o encaminhamento médico ao Pilates, que atuará como uma poderosa ferramenta neste combate, tornando-se a alternativa mais completa àqueles que procuram amenizar e até mesmo reverter os efeitos do tempo sobre o corpo físico.
Por ser uma atividade que não apresenta nenhum tipo de impacto às articulações, podem se beneficiar os portadores de artrose, artrite reumatóide, artroplastia e discopatias degenerativas (degeneração das vértebras e discos da coluna), osteopenia e osteoporose.
O Pilates é também indicado para reestabelecer o equilíbrio, através de exercícios desafiadores restaurando as conexões responsáveis pela sensação de segurança ao caminhar e realizar as atividades do dia-dia. Nos idosos, o equilíbrio pode estar alterado devido à desvios posturais decorrentes da idade.
Além disso, a prática estimula a produção e a demanda de cálcio para os ossos que possam estar fragilizados, proporcionando lubrificação e aumento da amplitude dos movimentos para as articulações acometidas, respeitando os limites e avanços de cada um dentro das aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário