Aliviar a dor é um dos muitos benefícios oferecidos pelo Pilates. Conhecer a função do músculo psoas e seu papel no alívio às dores das costas pode ser ainda melhor para resolver essa questão tão antiga, que é a dor de coluna.
Abrangendo a região do plexo solar para o interior da coxa, o psoas fornece uma plataforma muscular que suporta os órgãos. A cada passo, o psoas saudável proporciona uma massagem interna em curso.
Associado a cada uma das vértebras lombares, esse tecido muscular é o único link entre a coluna e as pernas. Como um pêndulo que liberta as pernas para andar.
Como parte do reflexo de sobrevivência dos seres, é o psoas que prepara o indivíduo para fugir ou voar, no caso das aves e pássaros.
Como o psoas responde a todo movimento da espinha, ele está apto a proteger os discos e nervos de lesões.
Porém, quando utilizado abusivamente o psoas pode sofrer maior tensão e reduzir sua flexibilidade.
O Pilates ajuda a desenvolver uma melhor performance do psoas, mantendo-o alinhado e saudável para a manutenção de uma coluna vertebral flexivel e sadia.
Dica de posição para relaxamento e liberação do psoas:
1. Deitado de costas, deixe a gravidade agir sobre seu corpo.
2. Com os joelhos dobrados e pés paralelos, posicione os calcanhares distante cerca de 2 palmos dos glúteos.
3. Mantenha braços e ombros relaxados ao longo do tronco.
4. Mantenha-se nesta posição, em repouso por cerca de 10 a 20 minutos.
4. Aos poucos você vai sentindo a coluna alongando, enquanto relaxa. É a partir deste momento, com o core posicionado em equilíbrio,você consegue receber todos os benefícios de sua prática de Pilates.
Fonte: pilatesdigest.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário