Se este fosse um mundo perfeito, todos nós teríamos
clientes ideais. Eles raramente iriam ligar pedindo para cancelar a sessão, nos
dariam sua completa atenção e nos adorariam simplesmente pelo fato de que somos
instrutores maravilhosos. Como sabemos, no entanto, nada é perfeito neste mundo
e, por vezes, os clientes podem tornar a nossa vida difícil. Como instrutores
devemos aprender a lidar com clientes que não se enquadram no perfil de
“cliente ideal” mudando nossa atitude com eles, ou simplesmente dizendo “não”.
Aqui estão alguns exemplos de problemas que
podemos enfrentar como instrutores, tipos de clientes difíceis de lidar e
algumas sugestões sobre como lidar melhor com eles.
Cliente “sempre-tem-uma-desculpa”
Este cliente sempre cancela na última hora e raramente paga pela sessão perdida. Enquanto algumas desculpas podem ser válidas, você deve saber em quais casos tomar a respectiva atitude. Por exemplo, eu tive um cliente jovem que amava festejar todos os dias da semana. Cerca de 15 minutos antes de sua sessão, ela ligava para cancelar e, em seguida, pedia-me para não cobrar dela. Desde que eu não conte ressacas regulares como desculpa válida, eu iria cobrar-lhe a sessão perdida.
Este cliente sempre cancela na última hora e raramente paga pela sessão perdida. Enquanto algumas desculpas podem ser válidas, você deve saber em quais casos tomar a respectiva atitude. Por exemplo, eu tive um cliente jovem que amava festejar todos os dias da semana. Cerca de 15 minutos antes de sua sessão, ela ligava para cancelar e, em seguida, pedia-me para não cobrar dela. Desde que eu não conte ressacas regulares como desculpa válida, eu iria cobrar-lhe a sessão perdida.
É importante ficar claro quais cancelamentos são
permitidos e quais não são. Claro que há sempre o risco de perder o cliente se
ele ou ela se sente ofendido ao ser cobrado, mas isso é importante para evitar
que alguém leve vantagem. Além disso, este esquema só funciona quando as
sessões são pré-pagas via cartão de crédito ou o preço do pacote. É muito mais
difícil de cobrar uma taxa sessão perdida se eles ainda não pagaram. Então se
você tem um cliente que está propenso a cancelar, tente fazer com que ele ou
ela tenha um plano pré-pago para proteger a si e seu tempo.
Cliente
“você-não-é-tão-bom-quanto-meu-último-instrutor”
Este, felizmente, é raro. Normalmente eles estão envoltos de instrutores substitutos ou já tiveram sessões com instrutores muito populares. Certa vez, herdei um cliente que caiu nesta categoria, quando um instrutor saiu do estado. Nada do que eu fazia se comparava ao que o instrutor anterior havia feito, e nada que eu fizesse iria agradá-la. Ela também fazia parte de um dueto, e enquanto seu companheiro parecia muito satisfeito com o meu estilo de ensino e parecia estar a progredir bem, ela nunca foi feliz. Também descobri que eu estava gastando muito tempo tentando enquadrar determinados exercícios para caber nas suas necessidades e, como resultado, não gastava tanto tempo com o seu parceiro.
Este, felizmente, é raro. Normalmente eles estão envoltos de instrutores substitutos ou já tiveram sessões com instrutores muito populares. Certa vez, herdei um cliente que caiu nesta categoria, quando um instrutor saiu do estado. Nada do que eu fazia se comparava ao que o instrutor anterior havia feito, e nada que eu fizesse iria agradá-la. Ela também fazia parte de um dueto, e enquanto seu companheiro parecia muito satisfeito com o meu estilo de ensino e parecia estar a progredir bem, ela nunca foi feliz. Também descobri que eu estava gastando muito tempo tentando enquadrar determinados exercícios para caber nas suas necessidades e, como resultado, não gastava tanto tempo com o seu parceiro.
Então, mudei sua parceira para outro dueto e
deixei que ela se fosse. Sugeri que ela procurasse alguém que pudesse ajudá-la
para um melhor ajuste. Alguns clientes e instrutores simplesmente não se batem.
Quando isso acontece, ao invés de mudar o estilo para satisfazer as
necessidades do cliente, talvez seja a hora de procurar um instrutor que se
enquadre com o cliente.
Cliente “tagarela”
Muitas duplas são compostas de amigos que gostam de ser advertidos durante uma sessão de Pilates em função de uma boa conversa. É fundamental eles saberem que estão lá para praticar o Pilates e não para bater papo.
Muitas duplas são compostas de amigos que gostam de ser advertidos durante uma sessão de Pilates em função de uma boa conversa. É fundamental eles saberem que estão lá para praticar o Pilates e não para bater papo.
Uma instrutora que eu conheço, uma vez, parou uma
sessão para esperar dois clientes pararem de falar para ele continuar. Ela
também disse que se eles estão dispostos a pagar para ela vê-los tagarelar,
tudo bem, porém não é um uso muito eficaz de seu dinheiro. Certa vez, quando eu
estava trabalhando com um grupo particularmente falador, eu parei de ensinar e
disse-lhes para me ligar quando eles parassem de falar. Eu, então, peguei uma
revista e comecei a ler. Aí está o pulo do gato. Tenho certeza que a maioria
dos clientes não quer gastar seu rico dinheirinho quando eles podem conversar
com mais facilidade em outro local. Você só pode precisar trazer a sua atenção
de vez em quando.
Cliente “rato de academia”
Este é o cliente que passa muitas horas na academia e já tem uma teoria da aptidão pessoal. Essa teoria pessoal pode ou não ser a mesmo que a sua. Às vezes, esses clientes podem ser mais difíceis de trabalhar porque eles precisam ser ensinados como utilizar o foco e controle. Eles estão aptos e podem praticar muito bem os exercícios, mas eles tendem a falhar quando o quesito é consciência corporal.
Este é o cliente que passa muitas horas na academia e já tem uma teoria da aptidão pessoal. Essa teoria pessoal pode ou não ser a mesmo que a sua. Às vezes, esses clientes podem ser mais difíceis de trabalhar porque eles precisam ser ensinados como utilizar o foco e controle. Eles estão aptos e podem praticar muito bem os exercícios, mas eles tendem a falhar quando o quesito é consciência corporal.
Com este cliente você tem que partir do
princípio, explicando como o Pilates é uma experiência completamente diferente
de outras formas de exercício. A melhor maneira de lidar com um rato de
academia é realmente a sugestão de trabalhar com foco no “core” e desafiá-los
sempre que possível, sem lhes dar a opção de utilizar as molas para isso. Nesta
situação duas coisas podem acontecer: ou eles não ficam no programa, ou eles
são rápidos e aprendem a magia por trás do método. Muitos ratos de academia
precisam entender que o Pilates é algo para fazer para além de seus exercícios
regulares e não em vez de.
É fundamental que um cliente e um instrutor
tenham uma boa relação de trabalho. Isso não significa que eles têm de ser
melhores amigos, mas ajuda se houver respeito mútuo. Existem várias formas para
aprender a lidar com clientes que tendem a ser mais difícil do que outros, mas
há outros momentos em que nós apenas temos que deixá-los ir e enviá-los para
alguém. Dado que não existem clientes perfeitos e realmente também não existem
instrutores perfeitos, é sempre bom ter algumas orientações a seguir para
manter as sessões fluindo positivamente sempre que possível.
Autora:
Devra
Swiger
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